26/08/2010

O comportamento autista

Habitualmente não falo aqui da minha experiência  como mãe de um autista. Mas acontece que recebi um email que falava de como os autistas se autoestiumulam, apreendendo o mundo pelos seus canais. Hoje em conversa com a psicóloga do meu filho, concordámos que para qualquer indíviduo é dificil actuar perante situações novas. Explicou a Dra. Sónia que nos autistas esta questão toma proporções exarcebadas. Outra coisa que me fez pensar foi o facto de o email relatar, e eu confirmo, que muitas pessoas acham que os autistas têm falta de imaginação. Pois da minha experiência não posso discordar mais. O que os autistas têm é falta de vivências, algumas limitadas por questões inerentes à doença e/ou à realidade familiar e sócio-económica ou a outras.

No autismo tudo tem o seu propósito e lugar, como nas vidas de qualquer um. Simplesmente isso parece ser levado muito à letra pelos autistas e, quando assim não é entram em colapso, ficando sem estrutura, "sem esqueleto para prosseguir com o raciocínio", dando por vezes origem às chamadas crises.
Dou um exemplo:

-Hoje, antes de sair, pentiei o meu filho e pus a espuma no cabelo, ficando todo bonitinho. Ele olhou-se no espelho, sorriu e a seguir foi colocar o chapéu de sol.

Ou seja uma coisa é arranjar o cabelo antes de sair à rua, outra é colocar o chapéu devido ao sol (mesmo que vá estragar o penteado), ambas são necessárias antes de sair e por isso há que levar esssas tarefas a cabo.

Sem comentários:

Enviar um comentário