30/08/2010

Alergias alimentares e outras nos autistas

Alergias alimentares e alergias respiratórias são muito comuns em pessoas com autismo e é muito importante saber qual os produtos ou substâncias a que a pessoa é alérgica, já que a eliminação dos elementos que provocam as alergias, pode resultar em melhoras significativas no comportamento e estado geral da pessoa. As maiorias das pessoas com transtornos do desenvolvimento são sensíveis aos produtos lácteos e produtos derivados do trigo.


As alergias alimentares dão-se devido à formação de anti-corpos contra as proteínas de determinados alimentos. Estes anti-corpos vêm a desenvolver-se, após vários estímulos desenvolvidos pelo organismo, para anticorpos do tipo IgG, que é o tipo de alergia mais frequente no autismo. 1)

Identificado o elemento causador da alergia, deve também fazer-se uma dieta sem glúten (que representa cerca de 80% das proteínas do trigo), até a “bolacha Maria”, que todos nós damos aos nossos filhos, deve ser comprada com extremo critério e a informação “sem glúten” é imperativa.

Segundo médicos especialistas, ao chegar ao intestino o glúten transforma-se em uma espécie de cola dando-se a sua acoplagem nas paredes intestinais. O corpo responde de diversas maneiras, como por exemplo, com doenças auto-imunes ou alergias e intoxicações variadas mas difíceis de diagnosticar clinicamente.2)

Mesmo que não seja nehuma das proteínas do leite de vaca a fazer a alegia, podemos subestituí-lo e a todos os seus derivados (iogurtes, queijo, gelados, etc), por produtos tendo por base a proteína da soja.



Referências:

1) http://www.autismoinfantil.com.br/alergia-alimentos.html
Acesso em 18 de Outubro de 2009

2) http://www.drmarcos.net/?link=artigo.php&aid=58&topic=artigos
Acesso em 18 de Outubro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário