05/09/2010

Rotinas do autista

Como referi outro dia, o meu filho parecia apresentar-se desorganizado. Pois é...quando chegou à sua residência arrumou as suas coisas, e foi logo acomodar-se, ligando a televisão e sentando-se no sofá. Isto foi há 2 dias e desde então tem respondido como se tivesse saído por 2 dias e não quase um mês.


Faz-me pensar na astúcia destes meninos, e em como sabem bem que em casa podem "esticar-se" sempre mais um bocadinho. As rotinas são certamente importantes mesmo em casa, mas dá-me a parecer que temos de instaurar as nossas rotinas, salvaguardando aquelas coisas da alimentação, o lavar os dentes, a hora do banho, do deitar...Refiro-me ao tempo das actividades com os terapeutas. Em casa penso que devemos por a rotina em execução sim, mas adaptando-a à realidade familiar, que é diferente. Até porque da experiência que tenho, todos os autistas são mais obedientes ao terapeuta do que à mãe ou pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário